Testador de Bateria BT 282

Testador de Bateria BT 282 - Especificações Técnicas

BT 282

Testador digital de baterias de 6 V e 12 V. Testa baterias de veículos equipados com sistema Start/Stop. Testador do sistema de carga e de partida de 12 V.

  • Aplicação: para automóveis e veículos comerciais leves.
  • Tipos de baterias: SLI, AGM, VRLA, GEL.
  • Faixa de operação: baterias de 40 a 1200 CCA (SAE).
  • Normas atendidas: SAE, DIN, EN, IEC, CA/MCA.
  • Voltímetro: 4,5 V a 16 V.
  • Display: LCD gráfico com back light azul.
  • Comprimentos pontas de teste: 50 cm.
  • Dimensões: 120 x 79 x 22,7 mm (C x L x A).

PRECISÃO

Utiliza a tecnologia patenteada Single Load Dynamic Resistance Technology (tecnologia de resistência dinâmica de carga única).

  • Fornece resultados mais precisos.
  • Os testes não sofrem interferências em condições como carga superficial, carga parasita ou impedância de contato.

SEGURANÇA & CONFIABILIDADE COM Múltiplas proteções

  • Temperatura excessiva / sobrecarga de corrente / sobretensão.
  • Proteção de inversão de polaridade.
  • Proteção de curto-circuito.

"SPEED CHECK" (Inspeção rápida): Interface intuitiva de fácil leitura para aumentar a produtividade.

TESTE RESISTÊNCIA INTERNA

Intervalo de teste: 0 - 99,99 mΩ.
Diagnóstico inicial através de teste de IR, para baterias sem valor nominal e baterias de ciclo profundo.

Tecnologia DE TESTE inovadora PARA bateriaS Start-Stop

RESULTADOS APRESENTADOS NO TESTE DA BATERIA: Bom, Bom & Recarga, Recarregar & Retestar, Ruim.

SOC: informa o estado de carga da bateria.

SOH: informa o estado de saúde da bateria.

Design compacto para armazenamento de bolso. Não possui bateria interna.

DÚVIDAS FREQUENTES – TESTADORES DE BATERIAS

Como funciona a tecnologia de resistência dinâmica carga única?

Aplica-se uma carga alta à bateria testada com uma corrente transitória de descarga de até 100Amp, que é semelhante ao comportamento real da bateria durante a partida no veículo, é também o procedimento recomendado (teste de carga) para avaliar uma bateria segundo o manual de serviços dos fabricantes de baterias. O método minimiza a drenagem da bateria durante o teste. Os testes não sofrem interferências em condições como carga superficial, carga parasita ou impedância de contato. Garantia de melhoria na eficiência do serviço. Excelente tecnologia de teste no veículo.

Quais são os motivos para escolher um testador de baterias Alfatest?

Em comparações entre um testador digital de baterias e um testador tradicional temos as seguintes motivações para você escolher pela Alfatest:

  • Interface fácil de usar.
  • Sem problemas de aquecimento.
  • Disponível para realizar testes em série.
  • Testa várias baterias de chumbo-ácido, AGM, VRLA, GEL e Start-Stop.
  • Testa as baterias carregadas e descarregadas* até 1,5 V.
  • Testes baseados nas normas: SAE, DIN, EN, IEC & JIS - avaliações internacionais da indústria de bateria.
  • Diagnóstico rápido, em 2 segundos os testadores da Alfatest mostram as ações recomendadas.
  • Aumenta o resultado do seu negócio de uma forma simples, basta dedicar alguns minutos da sua rotina para testar todas as baterias.

* Verificar o modelo do testador.

Qual é a diferença entre o testador digital de baterias e o testador tradicional?

As comparações entre o testador de bateria digital e o testador tradicional são as seguintes:

  • Tamanho: o testador digital de bateria é mais compacto e muito mais leve do que os tradicionais.
  • Tempo da medição: o verificador tradicional da bateria toma 10-15 segundos para fazer a medida, quando o verificador digital da bateria toma somente 2 segundos para terminar a medida.
  • Uso contínuo: o testador digital de bateria permite o uso contínuo, sempre com precisão.
  • Restrição: O testador de bateria tradicional só pode ser usado quando a bateria testada estiver totalmente carregada, no entanto, os testadores digitais de baterias da Alfatest não tem nenhuma restrição nessa condição.

Qual é o critério de análise do testador digital de baterias Alfatest?

Ao usar a tecnologia desenvolvida, o que é provado por fabricantes de veículos e fabricantes de baterias em todo o mundo, os testadores digitais de baterias da Alfatest são capazes de apresentar os resultados da SOC & SOH. Além disso, os testadores da Alfatest também darão sugestões como Boa & Passa, Boa & Recarga, Cuidado, Recarregar & Retestar, Ruim & Substituir, Célula Ruim & Substituir, imediatamente após o teste ser encerrado, para que você possa tomar a melhor decisão.

O que significam os resultados dos testes?

  • Boa & Passa: a bateria está boa.
  • Boa & Recarga: a bateria está boa, mas precisa ser recarregada.
  • Cuidado: a bateria pode estar em serviço, mas com capacidade diminuída para ligar o motor. A bateria pode falhar sob condições climáticas extremas. Cabe a análise de uma possível substituição e análise do sistema de carga. Possíveis razões:
    • Para baterias flooded, o eletrólito está abaixo do nível ou a bateria está vazando eletrólito por causa da caixa danificada.
    • Cristal de ácido sulfúrico nas placas.
    • As placas positivas/negativas ou os separadores estão danificados. A bateria está ficando velha.
  • Recarregar & Testar: a bateria está descarregada. Recarregue-a e teste novamente. Possíveis razões:
    • A bateria não foi usada por muito tempo. Para não julgar mal a bateria, recarregue-a e volte a testar. Após o carregamento, se o resultado ainda for "Recarregar & Retestar", a bateria deve ser substituída, uma vez que não é possível manter a carga.
  • Ruim & Substituir: a bateria não pode manter a carga. Substitua. Possíveis razões:
    • A bateria não mantém a carga por causa do cristal de ácido sulfúrico nas placas.
    • As placas positivas/negativas ou os separadores estão danificados.
    • A bateria está ficando velha (sobrecarregada ou descarregada).
  • Célula Ruim & Substituir: a bateria tem pelo menos uma célula em curto-circuito. Substitua. Possível razão:
    • As placas positivas/negativas ou os separadores estão danificados. O curto-circuito é devido ao sedimento.

O que significa SOC e SOH?

SOC (State of Charge – Estado de Carga): carga atual da bateria testada.

SOH (State of Health – Estado de Saúde): a carga da bateria testada em comparação com a capacidade original da bateria.

O que significam os resultados dos testes do sistema de carga quando as cargas estão desligadas?

  • Normal: o alternador funciona bem.
  • Baixo: o alternador não pode fornecer corrente suficiente para a bateria.
    • Verifique as correias. Substitua a correia se ela estiver escorregando ou quebrada.
    • Verifique as ligações do alternador à bateria. Limpe ou substitua o cabo se as conexões estiverem soltas ou fortemente corroídas.
    • Substitua o alternador se a correia e as conexões estiverem em boas condições.
  • Alto: a saída de tensão do alternador excede os limites de um regulador em funcionamento.
    • Certifique-se de que não existe uma ligação solta e a conexão com o aterramento está normal. Substitua o regulador se não houver problema de conexão. Como a maioria dos alternadores tem o regulador interno, o alternador terá de ser substituído também.
  • Normal: o diodo funciona bem no alternador/estator.
  • Alto: significa que um ou mais diodos no alternador não estão funcionando ou há dano de arranque.
    • Verifique se o alternador de montagem é resistente e que as correias estão em boa forma e funcionando corretamente. Se a montagem e as correias estiverem boas, substitua o alternador.
  • Sem ondulação detectada: o diodo funciona bem no alternador/estator.

O que significam os resultados dos testes do sistema de carga quando as cargas estão acionadas?

  • Normal: o sistema de carga está mostrando a saída normal do alternador. Nenhum problema detectado.
  • Baixo: o alternador não pode fornecer corrente suficiente para as cargas elétricas do sistema e a corrente de carga para a bateria.
    • Verifique as correias. Substitua a correia se ela estiver escorregando ou quebrada.
    • Verifique as ligações do alternador à bateria. Limpe ou substitua o cabo se as conexões estiverem soltas ou fortemente corroídas.
    • Substitua o alternador se a correia e as conexões estiverem em boas condições.
  • Alto: a saída do alternador excede o limite normal de um regulador em funcionamento.
    • Certifique-se de que não existe uma ligação solta e a conexão com o aterramento está normal. Substitua o regulador se não houver problema de conexão. Como a maioria dos alternadores tem o regulador interno, o alternador terá de ser substituído também.

Por que os resultados do teste são diferentes por tipo de bateria?

Como temos um algoritmo de carregamento diferente para cada tipo de bateria testada, o resultado do teste será diferente mesmo quando a bateria testada é a mesma. Por favor, certifique-se de selecionar o tipo de bateria correta antes que o teste seja executado, para que você não obtenha o resultado impreciso do teste.